Unidade de saúde administrada pelo IPCEP no Estado da Paraíba é avaliada positivamente por 90% dos usuários

18 de julho, 2019

 

Pesquisa de satisfação realizada no Hospital Geral de Mamanguape, localizada no Estado da Paraíba, apontaram que mais de 90% dos usuários, pacientes e acompanhantes que dão entrada na unidade hospitalar estão satisfeitos com os serviços prestados.

Os dados são referentes ao mês de junho deste ano, e foram obtidos, por meio do preenchimento de formulários que são entregues aos assistidos na Ouvidoria como também na recepção do hospital. A unidade de saúde tem administração compartilhada com o Governo do Estado da Paraíba e do Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP).

Entre os critérios avaliados destacam-se os atendimentos na recepção, da equipe de enfermagem, médicos, instalações, limpeza e laboratórios. Para a ouvidora da instituição, Rhayane Ellen, a aplicação desse tipo de formulário, junto às demandas registradas no setor, contribui diretamente para a melhoria dos serviços prestados. “A ouvidoria é o principal canal entre a gestão e os usuários. Por isso, enquanto expressam satisfação ou fazem solicitações, os assistidos também participam da gestão da instituição, construindo em conjunto ao HGM uma assistência sempre focada na excelência dos serviços”, afirmou.

Já de acordo com Reginaldo Lota, diretor-geral da unidade de saúde, a satisfação deve-se a um trabalho que tem como foco a dedicação de gestão participativa e comprometida. “Quando o usuário se dispõe a registrar a sua opinião e atuar conosco nessa gestão participativa, conseguimos melhor direcionar os nossos esforços e trabalhar na direção apontada por ele enquanto assistido, fator que influencia as diretrizes da gestão e consequentemente na satisfação dos usuários”, finalizou.

A ouvidoria da instituição funciona com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os usuários também podem entrar em contato, por meio do telefone (83) 3292-9083; e-mail ouvidoria.hgm@positiva.org.br; e do whatsapp (83) 99118-9693. Independente do canal escolhido, é fundamental que o usuário se identifique, o que possibilita uma resposta a respeito da sua queixa ou sugestão.

O Hospital Geral de Mamanguape, inaugurado pelo Governo do Estado da Paraíba em 02 de julho de 2014, conta com 70 leitos e oferece aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-x. Cerca de 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento da unidade, que presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.