Treinamentos diários reforçam combate à COVID-19

4 de fevereiro, 2022

Capacitação específica no combate ao coronavírus é indispensável para os profissionais de saúde que atendem pacientes acometidos pela doença. Desde o início da pandemia, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha têm reforçado as medidas de segurança no combate à COVID-19.

Tendo como balizadores as recomendações e documentos do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e Organização Mundial da Saúde, os treinamentos, coordenados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), contemplam o Hospital Estadual Getúlio Vargas e a UPA Penha 24h de forma sistêmica, incluindo todo e qualquer profissional que direta ou indiretamente participa do processo de atendimento e/ou cuidado do paciente suspeito ou confirmado para COVID-19. Foram elaborados protocolos e fluxos de atendimento e disponibilizado material teórico. Vários temas estão sendo abordados, na dependência do público envolvido: utilização de equipamento de proteção individual (EPI); ventilação mecânica; intubação orotraqueal; protocolos de manejo clínico do paciente com COVID-19; fluxo de atendimento; protocolos de limpeza terminal; e outros.

Para o IPCEP e a Direção do HEGV e Unidade de Pronto Atendimento da Penha, a segurança individual e da equipe é uma importante preocupação para evitar a contaminação dos profissionais envolvidos no cuidado ao paciente com COVID-19, assim como garantir o melhor tratamento a esses pacientes, pautado no que há de melhor no conhecimento atual sobre a doença.

 

Fonte: Coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.