Solidariedade em alta: amigos entregam presentes para as crianças no HEGV e UPA Penha

22 de dezembro, 2023

Um grupo de amigos de Maria da Graça, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, fez a alegria de pequenos pacientes internados no Hospital Estadual Getúlio Vargas em atendimento na UPA Penha 24h na manhã do dia 21 de dezembro.

Com trajes de Papai e Mamãe Noel, carregados de presentes e recepcionados pelos diretores do Complexo Estadual de Saúde da Penha, os personagens invadiram o imaginário das crianças e devolveram a elas a alegria muitas vezes perdida entre um e outro tratamento. “Isso é ótimo porque, dentro de um hospital, é tudo muito intenso e diferente. É injeção, medicação, é comida diferente. Quando nos deparamos com esse tipo de abordagem, isso traz uma alegria a mais para nossos filhos e pra gente também”, afirma Joyce Cristina de Souza Lima, mãe de paciente.

O sorriso, algumas vezes tímido, é a recompensa do trabalho. “Cada dia que passa isso me renova mais, você fica mais nova. Você ver uma criança sorrir é tudo para a gente, é gratificante”, diz a Mamãe Noel Marcia.

A Dra. Janaína Fonseca falou sobre a ação: “Um ato de suma importância como esse nos traz muita alegria e honra. São crianças que vão poder esquecer um pouco do ambiente hospitalar e brincar. O universo mágico da imaginação infantil é um lugar sem fronteiras. Esse carinho, sem dúvida, faz uma grande diferença na vida e no tratamento de nossos pacientes mirins e dos familiares que acompanham seus filhos internados”, expressou a pediatra.

“Só tenho que agradecer a esses empresários, que reservaram um pouco de seu tempo para fazer o bem em nosso hospital, para dar alegria aos nossos pequenos pacientes. Ver o sorriso no rosto dessas crianças é extremamente gratificante e nos impulsiona a continuar fazendo a diferença na vida das pessoas”, destacou Karen Gandra, coordenadora de enfermagem pediátrica.

O Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha agradecem aos empresários por esta missão de contribuir na melhoria das crianças hospitalizadas, oferecendo amor, humanização e afeto. As instituições entendem que, no contexto hospitalar, o brinquedo, além de oferecer entretenimento, serve de suporte no tratamento das crianças, pois auxilia em questões que envolvem ansiedades e medos, e faz com que elas se esqueçam dos complicados procedimentos realizados nos tratamentos. Brincar é saúde!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: Positiva.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?