Silenciosa, a hipertensão arterial atinge 35% da população brasileira
29 de abril, 2022
Você tem pressão alta? Segundo dados do Ministério da Saúde, 35% da população brasileira é hipertensa. Os números são ainda mais preocupantes quando se descobre que 50% dos hipertensos em território nacional ainda não sabem que têm o problema. Das pessoas que têm conhecimento, 50% fazem uso de medicação, e, dessas, apenas 45% têm a pressão controlada. E mais: é considerada uma das maiores causas de morte no Brasil, com aproximadamente 300 mil óbitos por ano.
Para dar visibilidade à importância do tratamento e ao diagnóstico antecipado da enfermidade, a Lei nº 10.439/2002 definiu 26 de abril como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
Silenciosa e sem cura, trata-se de uma doença crônica e degenerativa que provoca o aumento anormal, e por longo período, da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Primária ou secundária, é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.
O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam todas as ações de conscientização no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Vamos corrigir os hábitos alimentares pouco saudáveis, dizer não ao sedentarismo e controlar o estresse. A propósito, você já aferiu sua pressão hoje?
Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), International Society of Hypertension (ISH), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arte: IPCEP.