Semana de Enfermagem do HEGV resgata a história da profissão

3 de junho, 2022

A profissão de enfermagem surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. Com o intuito de resgatar essa história e homenagear os profissionais de enfermagem que deixaram o seu legado e, principalmente, aos que exercem a profissão no Complexo Estadual de Saúde da Penha, foi realizada, no dia 27 de maio, com o tema “Um Resgate Histórico”, a 73ª Semana de Enfermagem do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro. Na programação, palestras, homenagens, músicas, dança, dinâmicas e atividades de beleza e bem-estar.

O Diretor Executivo do Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP), Daniel Cardoso de Sá, a Superintendente de Unidades Próprias e Pré-Hospitalares da SES-RJ, Silvana Valéria Pereira, o Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, a Diretora Técnica do HEGV e da UPA Penha 24h, Dra. Flávia Nobre, e a Gerente de Enfermagem, Enfermeira Lilian Simone, participaram da mesa de abertura do cerimonial, comandado pela Enfermeira Kelly Cristini. Todos destacaram o papel da equipe de enfermagem dentro de uma unidade de saúde, seja na entrada do paciente, no cuidado à beira do leito ou no momento da alta. “Eu tenho muito orgulho de toda equipe de enfermagem do HEGV e da UPA Penha! Vocês fazem a diferença no nosso dia a dia. Quero, mais uma vez, agradecer todo o empenho e parceria”, destacou a Gerente de Enfermagem.

Ao discursarem, as autoridades destacaram a importância da enfermagem na assistência à saúde.

O Diretor Geral agradeceu o empenho das equipes. “A equipe de enfermagem é a grande maioria dos colaboradores. É a ponta que faz tudo acontecer. Temos o maior respeito pela equipe do Complexo Estadual de Saúde da Penha e essa é uma oportunidade de reconhecer o empenho desses profissionais no sentido de fazer o Hospital Estadual Getúlio Vargas e a UPA Penha funcionarem da melhor forma e dar, cada vez mais, um passo à frente”, frisou Dr. Paulo Ricardo.

“Vocês são profissionais essenciais para o trabalho das unidades de saúde, dedicados e atenciosos. Qualquer ato que fizermos é pequeno, pelo tanto que se dedicam ao cuidado diário com nossos pacientes. Toda a minha admiração aos trabalhadores da enfermagem”, afirmou Daniel Cardoso de Sá.

“O profissional de enfermagem é aquele que cuida e dá amor nas horas que precisa, sem ao menos conhecer aquela pessoa. Zela pelo seu bem estar em todas as etapas do tratamento. Nada mais merecido do que um dia dedicado a todos nós. Ser profissional de enfermagem é carregar sobre os ombros a missão de cuidar do outro, dando tudo de si para aliviar dores e os sofrimentos das pessoas”, discursou Silvana Valéria Pereira, que também é enfermeira.

“Parabéns a toda equipe de enfermagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha pela dedicação diária com nossos pacientes, principalmente por estarem na linha de frente, cuidando dos pacientes com responsabilidade e amor pela profissão, nos grandes eventos que passamos e no dia a dia das unidades! O cuidado é um gesto que transpassa ao longo da história. A missão de cuidar de pessoas e a vitória de tantos pacientes renovam o nosso sorriso e as nossas forças”, enfatizou a Dra. Flávia Nobre.

A abertura também contou com a participação do Coral do HEGV/UPA Penha, homenagem à memória dos profissionais de enfermagem que foram vitimados pela Covid-19 e entrega de placas às Enfermeiras Marlene José Rodrigues e Margareth Santos de Paula e às Técnicas em Enfermagem Evelyn Azevedo Bucci e Elaine Amorim de Souza, colaboradoras mais citadas na Ouvidoria do SUS nos quatro primeiros meses do ano.

Ao longo do dia, os participantes foram contemplados com dois coffee breaks, sorteio de brindes e palestras com os temas “História da Enfermagem” (Enf. Douglas Borges), “SAE e os referenciais teóricos” (Enf. Angélica Lyra, Conselheira do Coren-RJ), “Registros Seguros” e “Ética. Direitos e Deveres” (Enf. Karen Godoy), “Comunicação Efetiva” (Enf. João Vitor), “Protocolo de Prevenção de Lesão por Pressão” (Enf. Edson Goulart), “Cultura Institucional: para onde queremos ir?” (Enf. Juliana Nepomuceno), “A humanização de que queremos” (Enf. Karen Gandra) e “O poder do sorriso” (Adriana Lima, Biomédica, Especialista em Longevidade).

Fizeram parte da Comissão Organizadora da 73ª Semana de Enfermagem do HEGV: a Gerente de Enfermagem Lilian Simone; os Coordenadores de Enfermagem Daiane Couto, Daniele Madureira, Diogo Martins, Kelly Cristini e Mariana Damasceno; e o Enfermeiro do CCIH Douglas Borges.

A Semana da Enfermagem foi instituída em 12 de maio de 1960 e é marcada por duas datas comemorativas, em homenagem a duas pioneiras da profissão. O Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado em 12 de maio, em referência ao nascimento da Enfermeira Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem. E o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem é lembrado no dia 20 de maio, data que marcou a morte da Enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha reconhecem o protagonismo dos profissionais de enfermagem do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h, colaboradores comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Parabéns!

 

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Comissão Organizadora da 73ª Semana de Enfermagem do HEGV e Gerência de Enfermagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos e arte: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?