Projeto Educação Inclusiva SEEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro)
Gestão de projetos de Educação Especial: Intérprete de Libras de Setembro de2021– em vigência
Gestão de projetos de Educação Especial: Cuidadores Escolares e Ledores de Julho de 2021 – em vigência
Receber as pessoas com deficiência, transformando o contexto para atendê-las, criando condições para que essas pessoas possam usufruir de todos os bens socialmente produzidos e consequentemente desenvolver todas as suas potencialidades. O atendimento é realizado hoje em aproximadamente 500 escolas dentro do Estado do Rio de Janeiro.
Intérprete de Libras: Atendimento aos alunos com deficiência auditiva, surdez, surdo cegueira edeficiênciamúltiplasensorial,queapresentemcomorbidadecomdeficiênciaauditiva/surdez, com domínio na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS ou Libras Tátil. Promovendo a acessibilidade, inclusão e integração desses alunos no âmbito escolar, por meio do auxílio na interação social do convívio educacional e aprendizado, através de auxílio no domínio na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS ou Libras Tátil.
Cuidadores Escolares e Ledores: Atendimento aos alunos com deficiência (baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, síndrome de down, deficiências múltiplas e transtorno global do desenvolvimento educandos com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, que apresentam limitações motoras e outras que acarretem dificuldades de caráter permanente outemporárionoautocuidado.Promovendoaacessibilidade,inclusãoeintegraçãodessesalunos no âmbito escolar, por meio do auxílio na alimentação, higiene, locomoção, compreensão, orientação, leitura e comunicação com os demais.