Saúde Mental é fundamental
14 de outubro, 2022
O Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Mental é um estado de bem-estar no qual cada indivíduo realiza as suas capacidades, consegue lidar com as adversidades normais da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e sentir-se capaz de contribuir para a comunidade em que se insere. Estar atento às nossas emoções, respeitar o nosso corpo, recarregar energias, gerir o tempo e viver mais no “agora”, praticar a gratidão, permitirmo-nos a não estar bem e pedir ajuda quando necessário são algumas estratégias que podem contribuir a prevenir problemas de saúde mental e possibilitar um maior equilíbrio psicológico.
A OMS, em um documento chamado The WHO Special Initiative for Mental Health (2019-2023), destaca que a promoção e a prevenção em saúde mental são temas em evidência há alguns anos.
O objetivo da Iniciativa é que mais 100 milhões de pessoas tenham acesso a cuidados de saúde mental de qualidade e acessíveis até 2023. A Iniciativa deve ser implementada em 12 países. Oito já foram identificados. São eles: Bangladesh, Gana, Jordânia, Nepal, Paraguai, Filipinas, Ucrânia e Zimbábue. Cada país já realizou uma avaliação inicial para obter uma visão ampla das necessidades de saúde mental, serviços disponíveis, oportunidades e principais desafios para expansão.
As estratégias que estão sendo desenvolvidas dependem dos resultados das avaliações iniciais. É provável que incluam o desenvolvimento ou melhoria de políticas de saúde mental e a ampliação de serviços de qualidade tanto em ambientes de saúde geral baseados na comunidade quanto em ambientes especializados.
O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam todas as ações do Dia Mundial da Saúde Mental e ressaltam que nenhum método serve como receita universal e absoluta para todo e qualquer problema ou para todas as pessoas. Assim como quando temos um problema de saúde física precisamos ir ao médico, o mesmo se passa com a saúde mental. Devemos recorrer a um profissional da área sem hesitações, considerando-o como um ato prioritário.
Juntos podemos progredir para um mundo onde uma boa saúde mental está ao alcance de todos.
Fontes: Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde e Jornal do Nordeste. Arte: IPCEP.