Reuniões periódicas com o Conselho Gestor têm papel fundamental para o fortalecimento da gestão participativa no HEGV e UPA Penha 24h

28 de janeiro, 2022

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como um de seus princípios definidos na Constituição Federal a participação social na descentralização e democratização no modo de gestão da saúde. Ela tem que ser estratégica e participativa para um bom planejamento e execução de ações, a fim de oferecer qualidade na atenção à saúde, de acordo com as reais necessidades de uma determinada comunidade. Para que ocorra a efetiva participação social, é fundamental que se implementem mecanismos de mobilização dos diferentes sujeitos relacionados ao SUS, fortalecendo a cidadania plena.

O Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional, Direção e Representantes eleitos dos colaboradores do Complexo Estadual de Saúde da Penha e equipe da Assessoria Técnica de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro realizaram no dia 26 de janeiro a primeira reunião com o Conselho Gestor para debaterem sobre assuntos para a melhoria do atendimento ao usuário do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h e apresentar diretrizes para o desenvolvimento da gestão participativa, que torna todos corresponsáveis pelos resultados alcançados.

O IPCEP e a Direção do HEGV e Unidade de Pronto Atendimento da Penha trabalham em parceria com o Conselho Gestor no Complexo Estadual de Saúde da Penha da melhor maneira, beneficiando a comunidade que é usuária das unidades. Sem a cooperação do Conselho Gestor, seria impossível alcançar a qualidade apresentada diariamente. Juntos, em 2022, continuaremos construindo o Hospital Estadual Getúlio Vargas e a UPA Penha 24H que todos nós queremos.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Conselho Federal de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.