Programa “Mais Leitura, Mais Saúde” e Capelania Hospitalar retornam às atividades no Complexo Estadual de Saúde da Penha

8 de abril, 2022

A leitura permite viajar pelo mundo sem sair do lugar. Imaginar territórios desconhecidos, conhecer outras culturas, percorrer pelo tempo e espaço. E quando o leitor está em um leito de hospital, o hábito pode ser ainda mais enriquecedor.

Após 20 meses parados, em virtude da pandemia de Covid-19, duas ações voltaram às atividades no Complexo Estadual de Saúde da Penha: o Programa “Mais Leitura, Mais Saúde” e o Serviço Voluntário de Capelania Hospitalar.

No “Mais Leitura, Mais Saúde”, que usa os livros como elemento de ajuda na recuperação dos pacientes internados, a biblioteca volante passa pelos corredores do Hospital Estadual Getúlio Vargas oferecendo livros, tornando a permanência do paciente na unidade melhor. Com o programa, o estresse da internação é reduzido, além de melhorar a memória dos usuários. Além dos pacientes, os acompanhantes e os funcionários do Hospital também são beneficiados pelo projeto, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Também foi reiniciado o Serviço Voluntário de Capelania Hospitalar no HEGV. A Capelania é uma ação orgânica de apoio e conforto religioso aos pacientes e seus familiares que se encontram no Hospital. A ação procura estabelecer o equilíbrio adequado entre a saúde de cada paciente e o seu íntimo, principalmente com seu espírito e condição de vida. Age também sobre o complexo mundo hospitalar, atuando sobre os problemas éticos, visando sempre à dignidade humana.

Além de levar atenção e amor ao próximo, o acolhimento espiritual também é um elemento de atuação dos voluntários que acompanham a rotina de pacientes internados. Capelães de diferentes doutrinas se dispõem a realizar visitas aos enfermos, orientados por um representante da unidade, levando palavras de conforto e orações.

O IPCEP e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h apoiam, de forma integral, o Programa “Mais Leitura, Mais Saúde” e o Serviço Voluntário de Capelania Hospitalar no Complexo Estadual de Saúde da Penha.

 

Fonte: Ouvidoria do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?