Profissionais de saúde passam por capacitação para melhoria da prestação de serviços na rede da SES-RJ
18 de março, 2022
O Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) e a UPA Penha 24h foram as primeiras unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) a implementar o novo protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) adulto e pediátrico, adotado a partir de janeiro de 2020, tendo como base o Protocolo de Manchester, que prioriza o atendimento dos casos de emergência e urgência, conforme as 05 cores de classificação de risco. Nesta etapa, não se busca um diagnóstico; somente a identificação do risco para que os usuários, com maior gravidade, não esperem por tanto tempo para serem atendidos. Esse modelo de atendimento também auxilia a prever a organização das unidades ao longo do dia, evitando superlotações e prevenindo falhas de atendimento, além de ser um dispositivo que garante a Equidade, um importante princípio do SUS.
Para a Apoiadora Institucional da ATH/SES-RJ, Gisele Vasques, “todos os pacientes devem ser acolhidos e avaliados pelo profissional de enfermagem, com uma escuta diferenciada, desde o momento da chegada do paciente na entrada da unidade, até seu atendimento ou redirecionamento pela equipe médica para os demais níveis de assistência”.
De acordo com o novo protocolo, pacientes identificados com a cor vermelha devem ser atendidos imediatamente. Os que receberem a cor laranja, em até 10 minutos; a amarela, em até 60 minutos; e a verde em até duas horas. Os que receberem a classificação azul serão encaminhados para a Atenção Básica.
Para garantir a implementação do protocolo ACCR em todo o estado do Rio de Janeiro, a Assessoria Técnica de Humanização da Subsecretaria de Atenção à Saúde da SES-RJ promoveu, nos dias 10 e 11 de março, no auditório do HEGV, um treinamento com profissionais de saúde das UPAs da Fundação Saúde (Mesquita, Nova Iguaçu 1 e 2, Engenho Novo, Irajá e Queimados), da UPA Penha, e dos NEPs do Hospital Estadual Getúlio Vargas e do SAMU-RJ.
O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam todas as ações de qualificação dos profissionais de saúde para melhor atender a todos que utilizam os serviços da rede da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
Fontes: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e Assessoria Técnica de Humanização da Subsecretaria de Atenção à Saúde da SES-RJ. Foto: IPCEP.