Profissionais de saúde do HEGV apresentam proposta de trabalho para analisar a sobrevida dos pacientes idosos, pós-operação com fratura proximal do fêmur

12 de novembro, 2021

A sobrevida da população mundial tem aumentado globalmente nas últimas décadas. Este aumento da longevidade, associado ao estilo de vida mais ativo dos idosos, da atualidade e as comorbidades presentes nesta população, como redução da força muscular, do equilíbrio, dos reflexos e da densidade mineral óssea, tem levado ao aumento dos casos de trauma e, consequentemente, fraturas na população geriátrica. Estas fraturas são a principal causa de deficiência, comprometimento funcional e morte em pessoas idosas.

Tendo em vista a importância dessa questão, a equipe composta pelo Dr. Marcos Paulo Ramos Mugayar, Coordenador Médico da Ortopedia do Hospital Estadual Getúlio Vargas, Dr. Matheus Guilhon e Dr. Hugo Kahtalian, Rotinas do Centro Cirúrgico, e Enfermeira Daniele Madureira da Silva Lacerda, Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico, apresentaram, no “Boa tarde, Diretor!” do dia 11 de novembro, uma proposta de trabalho com o objetivo de analisar a sobrevida dos pacientes, pós-operação com fratura proximal do fêmur, e os impactos na redução da mortalidade intra-hospitalar e no tempo de internação, em um ano de seguimento.

A metodologia utilizada é um estudo de coorte retrospectiva, com a seleção de pacientes com idade a partir de 60 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de fratura fechada, isolada, do terço proximal do fêmur, no ano de 2018, onde foram abordados cirurgicamente dentro do protocolo.

As fraturas proximais do fêmur em idosos representam um sério problema de saúde pública. O tratamento cirúrgico dessa fratura serve para reduzir as morbidades, juntamente com a fisioterapia pós-operatória.

O “Boa tarde, Diretor!” é a reunião semanal da Direção e Coordenadores do HEGV e UPA Penha 24h que visa contribuir para o constante acompanhamento e a análise de indicadores que mensuram as metas quantitativas e qualitativas e, também, como produção e ferramenta na gestão do IPCEP frente ao Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h.

Fonte: Coordenação de Enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Foto: IPCEP.