Palestra aborda a importância de uma alimentação saudável e equilibrada
29 de abril, 2022
A alimentação consciente é fundamental para a saúde e o bem-estar, evitando doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares associadas ao consumo excessivo de sódio ou de gorduras de origem animal, bem como a desnutrição e outras carências nutricionais específicas. Esta foi a abordagem da palestra “A importância da alimentação saudável em todas as fases da vida”, promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e ministrada nos dias 25 e 26 de abril pela Coordenadora de Nutrição do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Cristieli Soares, aos colaboradores que atuam no setor de Hotelaria do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h.
No auditório do HEGV, a nutricionista explicou que a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. “Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões, e variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos”, destacou.
Adilma Maria Bezerra, Auxiliar de Serviços Gerais do SHL, ressaltou a relevância deste tipo de orientação nutricional: “Achei a palestra excelente e uma ótima oportunidade para a gente refletir, porque precisamos pensar na alimentação de uma maneira mais generalizada. Manter uma dieta balanceada e saudável é fundamental para o bem-estar em todas as etapas da vida e muito importante para um bom rendimento profissional. É importante uma mudança de hábitos alimentares, nem que seja aos pouquinhos, para levar uma vida com mais saúde”, salientou.
As escolhas que fazemos em relação à nossa alimentação estão diretamente relacionadas à qualidade de vida. Ingerir alimentos adequados e saudáveis durante todas as fases da vida é fundamental para manter uma boa saúde e evitar doenças oportunistas. Por isso, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha convidam à reflexão sobre as escolhas alimentares e à adoção de hábitos mais saudáveis.
Fontes: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde e Coordenação de Nutrição do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.