Novos colaboradores participam de treinamento sobre Parada Cardiorrespiratória

29 de outubro, 2021

Em 26 de outubro, segundo dia do Acolhimento Institucional realizado pelo IPCEP no Complexo Estadual de Saúde da Penha, os novos colaboradores, que passam a atuar como Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros no Hospital Estadual Getúlio Vargas e na UPA Penha 24h, participaram de um treinamento sobre “Atendimento à Parada Cardiorrespiratória”, ministrado pela Analista do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Enfermeira Karen Cristine Godoy Moraes Cítera, e pelo Coordenador do NEP e do Centro de Estudos, Enfermeiro Marnio Mesquita.

Através da metodologia de simulação realística, a capacitação tem como objetivo contribuir com o aperfeiçoamento da comunicação, trabalho em equipe, abordagem humanística na assistência e efetividade para atendimento de maneira rápida, uniformizada e sistemática nos eventos agudos e graves.  

Um dos fatores mais importantes no atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR) e manobras de ressuscitação cardíaca é o tempo. Além do rápido reconhecimento de uma PCR, a qualidade das compressões torácicas pode garantir maior chance de sobrevida. Para isso, uma equipe preparada pode melhorar as taxas de sobrevida. No ambiente intra-hospitalar, a equipe de enfermagem normalmente é a primeira a identificar a PCR e precisa estar treinada tanto em teoria quanto na prática de suas habilidades.

O aprendizado é contínuo no Complexo Estadual de Saúde da Penha. Uma variada e importante grade de treinamentos é oferecida pelo IPCEP e Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h para os profissionais das unidades de saúde.

Fontes: Conselho Federal de Enfermagem e Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?