Mural incentiva troca de mensagens positivas entre familiares no CTI Pediátrico do HEGV

28 de janeiro, 2022

A hospitalização é uma experiência estressante devido às situações pelas quais ocorre e requer profunda adaptação do paciente às várias mudanças decorrentes do processo de internação, principalmente quando envolve uma criança. Fatores como o internamento imediato, a separação de casa e do convívio familiar, além dos procedimentos terapêuticos, são desestruturantes tanto para os pequenos quanto para os pais e familiares.

Com o objetivo de trazer conforto, amor, confiança e outros sentimentos para quem passa por um CTI Pediátrico, foi criado, por iniciativa da equipe da Pediatria, o Mural “Para Aquecer o Coração”, um painel com mensagens positivas que fica localizado em frente ao centro de terapia intensiva infantil do Hospital Estadual Getúlio Vargas. As cartinhas, escritas por familiares de crianças que receberam alta daquela ala hospitalar, são breves relatos de otimismo para que continuem a atuar pela recuperação de outros pacientes ainda internados e uma conjunção de forças pelo bem-estar de todos os envolvidos.

“Tenham fé em Deus e não percam a esperança. Só tenho a agradecer à equipe do CTIP por todo o carinho e amor. Nunca esqueceremos o que fizeram pelo Pedro”, escreveu a avó materna do paciente de 7 anos.

A mãe da Valentina registrou: “Quero dizer para vocês confiarem em Deus. Porque Ele é Pai, e não padrasto. E que também confiem na equipe. Porque em momento nenhum me deixaram desamparada. Desejo a vocês muita fé e muita saúde para o filho de vocês.”

Núbia, mãe do Davi, também deixou uma mensagem para todas as mamães e papais: “Mantenham a esperança em seus corações. Não é fácil se manter firme, mas não percam a fé, pois ela move montanhas. Sejam fortes, por vocês e pelos seus filhos. Deus abençoe vocês!”.

Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, o mural é um emissor de resiliência e esperança. Assim, podemos seguir em frente e entender que, juntos, vamos conseguir superar e encontrar novos motivos para sorrir.

 

Fonte: Coordenação da Pediatria do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.