Mensagem de Páscoa 2022
15 de abril, 2022
A Páscoa pode apresentar significados diversos para pessoas e sociedade, mas a cada ano que passa, a cada circunstância, é fundamental revisitar a sua origem e o seu verdadeiro sentido.
Originalmente, a Páscoa judaica – Pessach, representa a celebração dos judeus pela fuga do povo hebreu, no ano de 1446 a.C., da escravidão imposta pelos egípcios. A ponte para a comemoração cristã, acontece com a vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte, de acordo com o testemunho bíblico. Na Páscoa celebra-se a vida sobre a morte.
A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada a do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.
O ovo de Páscoa, outro grande emblema da festa, era visto como modelo de fertilidade em diferentes culturas na Antiguidade, e muitos decoravam ovos e os usavam como presentes. Os primeiros ovos de chocolate surgiram na França, no século XVIII. Confeiteiros decidiram fabricar ovos de chocolate e decorar o seu interior com bombons, transformando-se em um dos artigos mais populares do período.
O sentido, símbolos e significado da Páscoa apontam para duas certezas: recomeço e esperança.
O Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP) e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha desejam a todos uma Feliz Páscoa!
Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto e arte: IPCEP.