Menina de 11 anos faz doação de cabelo para projeto social: ‘É muito bom ajudar’

26 de janeiro, 2024

Aos 11 anos, a pequena Luiza Mendonça de Arruda, moradora de Mesquita, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, já sabe que pequenas ações podem ter um significado muito maior. Por conta própria, decidiu que queria levar um pouco de alegria e conforto a crianças com câncer.

Até pouco tempo, ela nunca havia cortado o cabelo para algum projeto social. Ao ver em um vídeo que uma garota estava cortando o cabelo para doar para uma entidade que faz perucas para pessoas que perderam seus cabelos por causa do tratamento, ela percebeu que poderia cortar seus fios longos para dar força a outros meninos e meninas.

Luiza diz que, quando cortou os cabelos, foi tomada por uma sensação diferente: a alegria. “Porque eu sabia que ia trazer mais alegria para as pessoas e ainda ia ter a minha. É muito bom ajudar os outros. Pequenas ações que a gente faz trazem muita felicidade para elas. Eu sei que vou poder doar meu cabelo novamente porque ele cresce”, disse.

Acompanhada pela mãe orgulhosa, Cristiane Mendonça dos Santos, a menina foi até o Hospital Estadual Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, para fazer a doação para o Projeto Tesourinha.

Cristiane, que atua como nutricionista na unidade, conta que ficou emocionada, sem palavras com o gesto da filha. “Achei linda a atitude! Partiu tudo dela mesma. É interessante você incentivar seu filho a estar sempre fazendo o bem ao próximo”, afirma.

Para a Diretora Técnica, Dra. Flavia Nobre, a atitude da menina é comovente. “É uma conduta admirável! O cabelo é a autoestima, principalmente, da mulher. Você, doando as mechas de cabelo para outras pessoas, para fazerem perucas para pessoas com doenças oncológicas ou genéticas, devolve a autoestima a essas mulheres”, completou.

O HEGV e a UPA Penha 24h, através da Comissão de Humanização, lançaram, em maio de 2023, o Projeto Tesourinha para captação de cabelos e doação para instituições que confeccionam perucas para pacientes diagnosticados com câncer ou outros tipos de doenças que causam a queda capilar. Desde o início do Tesourinha, o Instituto Positiva Social e o Complexo Estadual de Saúde da Penha entregam as mechas de cabelos arrecadadas entre os colaboradores para a Associação Laços de Amor, localizada em Volta Redonda, no sul do estado do Rio de Janeiro. A instituição ampara mulheres e crianças, fabricando e distribuindo toucas e perucas de cabelos naturais.

“Eu espero que a pessoa que irá receber meu cabelo fique muito feliz e fique bem e que outras crianças, adolescentes e adultos também doem suas mechas de cabelo para quem precisa”, concluiu a pequena Luiza.

Lisos, cacheados, crespos, naturais ou com química: qualquer tipo de cabelo de homens, mulheres e crianças é aceito como doação.

Doe mechas de cabelo! O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Estadual Getúlio Vargas/UPA Penha 24h vai até você e faz a captação.

Fontes: Associação Laços de Amor, Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro e Assessoria de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: Positiva.