Laranja é a cor do laço pela conscientização sobre anemia e leucemia

3 de junho, 2022

Na área da saúde, o mês de junho tem duas cores de campanha: o “Junho Vermelho”, que tem como objetivo estimular reflexões e promover mais conhecimento à população sobre a doação de sangue, alertar a respeito da importância de expandir o número de doadores nos hemocentros no período mais frio do ano, o inverno, e, também, homenagear os que já doam, e o “Junho Laranja”, que foca no combate à anemia e leucemia, doenças que, apesar de ocorrerem no sangue, são bem diferentes entre si.

A anemia decorre da redução das células vermelhas no sangue, as hemácias ou eritrócitos, que são as responsáveis por transportar o oxigênio dos pulmões para os outros órgãos por meio da corrente sanguínea. Cansaço, sonolência, tontura, palpitações, faltas de ar, dor no peito, palidez e pressão baixa são alguns dos sinais da anemia no organismo.

A leucemia é uma pluralidade de tipos de câncer com origem nos tecidos da medula óssea. A medula óssea começa a produzir uma grande quantidade de glóbulos brancos doentes ou imaturos (também denominados blastos), afetando diretamente a produção de glóbulos vermelhos saudáveis e provocando a redução do percentual de células normais de sangue no organismo. Anemia, fadiga, hemorragias, infecções frequentes, hematomas, baixa imunidade, febre, palidez e perda de peso sem motivo aparente estão entre alguns dos sinais de leucemia.

Os tratamentos para as doenças são diferenciados. Recomenda-se, para tratar a anemia, e dependendo da causa, vitaminas, suplementos alimentares ou transfusão de sangue. Para a leucemia, as terapias podem incluir radioterapia, quimioterapia e transplante de medula.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha recomendam que, ao sinal de qualquer alteração, o paciente seja rápido e busque ajuda médica.

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), Movimento Eu Dou Sangue e HEMORIO. Arte: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?