Hospital Estadual Getúlio Vargas celebra 84 anos
11 de dezembro, 2022
O aniversário de 84 anos do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), localizado na Penha Circular, Rio de Janeiro, foi comemorado no dia 06 de dezembro de 2022, no auditório da unidade. Coordenada pelo Setor de Comunicação e Eventos, a solenidade teve como tema “Olhando para o futuro… pegue a tua rede!”, com o objetivo de celebrar a importância de cada colaborador na construção da história do Hospital e os frutos que serão colhidos deste incansável trabalho.
Estavam presentes na cerimônia de abertura a Secretária de Atenção à Saúde da SES-RJ, Fernanda Fialho, representando o Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe; a Superintendente de Unidades Próprias e Pré-hospitalares da SES-RJ, Silvana Pereira; o Coordenador da Assessoria Técnica de Humanização da SES-RJ, Rafael Fornerolli; o Diretor do IPCEP, Marcelo Dias; o Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa; a Diretora Técnica, Dra. Flavia Nobre; e o Diretor Administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo.
A Secretária Fernanda Fialho parabenizou a atual gestão e felicitou os profissionais pela excelência no atendimento prestado no Getúlio Vargas. Fialho destacou que “observar a assistência prestada hoje aos usuários, através do HEGV, é acreditar que é possível fazer saúde pública com qualidade”.
A Superintendente Silvana Pereira enalteceu a prontidão e eficácia de todas as equipes e relembrou sua experiência, quando esteve internada na unidade. “Aqui, eu e meu marido ficamos internados por mais de uma semana, quando tivemos Covid-19. Não tenho palavras para agradecer tanto cuidado e atenção que recebemos. Sou testemunha de que este atendimento humanizado foi e é oferecido a todos que precisam deste hospital. Hoje é um dia de comemorarmos juntos e, também, de celebrarmos a história feita por nós. No futuro, outros festejarão o que estamos fazendo”.
O Diretor do IPCEP, Marcelo Dias, ressaltou a missão de servir com equidade, tratando todos sem distinção, e agradeceu todo o empenho que a liderança e demais profissionais dedicam diariamente aos usuários do SUS que buscam o Getúlio Vargas para atendimento. “O IPCEP agradece à família Getúlio Vargas por fazer deste hospital um local de acolhimento e de esperança. Sinto-me honrado por participar da equipe de gestão da unidade”.
Em suas palavras, o Diretor Administrativo enfatizou a importância de cada profissional que atua na unidade. “Quem faz o Hospital são vocês que trabalham aqui, arduamente, e esse evento é o nosso ‘muito obrigado’ a todos os colaboradores do Hospital Estadual Getúlio Vargas”.
Sem esconder a satisfação de comemorar mais um ano do HEGV, o Diretor Geral falou do orgulho de sua equipe em garantir uma assistência dentro dos princípios da ética, qualidade, segurança e humanização, com reflexo na avaliação dos usuários, e agradeceu o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro na condução da operacionalização do HEGV e da UPA Penha 24h. “Reconheço o empenho que a liderança e demais profissionais dedicam diariamente aos usuários do SUS que buscam o Getúlio Vargas para atendimento. Com a rede em mãos, temos realizado grandes colheitas na unidade”, afirmou Paulo Ricardo.
A Diretora Técnica foi a responsável por fazer o discurso oficial do evento. “Chegar aos 84 anos é uma data que merece, sim, ser comemorada com muita festa e alegria. São poucas as entidades públicas ou privadas que conseguem chegar a essa marca. Mais de oito décadas de trabalho prestados à população do Rio e Grande Rio. Somos um hospital de porta aberta, sem preconceitos. Não olhamos o CEP ou a condição social da pessoa que entra na unidade. Enxergamos o paciente! Todos vocês aqui têm um propósito. Tudo o que fazemos aqui dentro tem uma relevância e um impacto na vida de uma outra pessoa e na vida de seus familiares. Hoje, ao comemorarmos o aniversário do HEGV, mais uma vez reconhecemos e valorizamos todas as pessoas que ajudam a solidificar a nossa história ao longo desses 84 anos e todo o time de profissionais que colaboram diariamente para a excelência da instituição. Sem perder nossa essência e propósito, vamos iniciar um novo tempo na unidade. Tempo de enchermos as nossas redes, com grandes colheitas”, concluiu.
A cerimônia reservou momentos de muita emoção: entrega da placa “Prêmio Ouvidoria 2022” aos dois funcionários e setor mais citados na Ouvidoria do SUS durante o ano – Enfermeira Danielle Madureira da Silva Lacerda, Enfermeiro Paulo Rodrigo Albuquerque Rodrigues e o Núcleo de Acolhimento à Família – NAF; apresentação musical do Coral dos funcionários, sob a regência da Enfermeira Kelly Cristini Silva de Souza Barros, Coordenadora de Enfermagem da Emergência Adulto, com a participação da cantora gospel Midian Lima; e a revoada de 84 balões em frente ao prédio principal do HEGV. Na saída do auditório, cada colaborador recebeu um cupcake personalizado.
Na parte da tarde, foi realizado um Show de Talentos, com a participação dos profissionais que atuam no Hospital, e sorteio de brindes.
O Hospital Estadual Getúlio Vargas foi inaugurado em 03 de dezembro de 1938 pelo então secretário de saúde e assistência, Professor Dr. Clementino Fraga, que presidiu a solenidade de inauguração com as ilustres presenças do Presidente da República, Getúlio Vargas, do ministro da educação e saúde pública, Sr. Gustavo Capanema, do prefeito do Distrito Federal, Sr. Henrique Dodsworth, e do professor Dr. Carlos da Gama Filho, primeiro diretor do Hospital.
O HEGV foi criado como parte integrante de um projeto de reformulação da rede de saúde, implementado pelo prefeito do Distrito Federal, Dr. Pedro Ernesto Batista, que previa a criação de novas unidades hospitalares que atendessem mais eficazmente a população, estando próximas da comunidade. O terreno onde foi construído o HEGV era parte da Chácara das Palmeiras, que pertenceu ao Sr. Francisco José Lobo Júnior, comerciante e advogado da região.
Fontes: Ministério da Saúde – Política Nacional de Urgência e Emergência, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP/Vinicius de Oliveira.