HEGV realiza eleição para a Comissão de Ética Médica
20 de maio, 2022
Médicos que integram o corpo clínico do Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Zona Norte do Rio de Janeiro, participaram, nos dias 19 e 20 de maio, da eleição da nova Comissão de Ética Médica da unidade.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), “cabe à Comissão de Ética Médica fiscalizar o exercício da atividade médica na instituição a qual se encontra vinculada, atentando para que as condições de trabalho do médico, bem como sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, estejam de acordo com os preceitos éticos e legais que norteiam a profissão”. Ainda faz parte das atribuições da comissão, instaurar procedimentos preliminares internos mediante denúncia formal ou de ofício; colaborar com o Conselho Regional de Medicina na tarefa de educar, discutir, divulgar e orientar os profissionais sobre temas relativos à ética médica; atuar preventivamente, conscientizando o corpo clínico da instituição onde funciona quanto às normas legais que disciplinam o seu comportamento ético; orientar o paciente da instituição de saúde sobre questões referentes à Ética Médica; atuar de forma efetiva no combate ao exercício ilegal da medicina; e promover debates sobre temas da ética médica, inserindo-os na atividade regular do corpo clínico da instituição de saúde.
Uma chapa única foi inscrita com os nomes dos profissionais Clavio Luiz Ribeiro Filho, Marcelo de Ávila T. Fernandes, Leonardo Antunes Miguez, Marcos Paulo Ramos Mugayar, Sandro Vieira de Oliveira e Herbert Gonçalves Krettli. O processo eleitoral contou com a presença da representante do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), Flávia de Oliveira Ramos.
A Dra. Amanda Dutra, da Cínica Médica, foi uma das primeiras a votar. Ela destacou que o trabalho da Comissão é de extrema importância para que más condutas médicas dentro do Hospital sejam devidamente apuradas e, se necessário, punidas. “Essa Comissão, dentre outras questões, tem a missão de fiscalizar o exercício da atividade médica, atentando para que as condições de trabalho do médico, bem como sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, estejam de acordo com os preceitos éticos e legais que norteiam a profissão”, afirmou.
Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, a Comissão de Ética Médica é uma representatividade importante do CREMERJ dentro do HEGV e contribui para o crescimento e outro olhar sobre o comportamento e as atitudes éticas dos seus profissionais.
Fonte: Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) e Direção Técnica do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.