Equipe de Resposta à Emergência da Brigada de Incêndio do Complexo Estadual de Saúde da Penha

3 de junho, 2022

Saber agir de maneira eficaz e rápida em situações de emergência, como é o caso de um incêndio, já faz parte da rotina das equipes do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Para isso, participam de treinamentos constantes para uma correta abordagem em caso de prováveis intercorrências. Sob a supervisão do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), colaboradores do Complexo Estadual de Saúde da Penha estiveram na capacitação das primeiras turmas que integram a brigada de incêndio do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h.

A brigada de incêndio é um grupo formado por profissionais das unidades, que voluntariamente se credenciam a participar das ações de combate à conflagração. Ela serve para preservar as vidas e os bens de uma instituição e é quem age diante de situações, como as de princípio de incêndio, prestação de socorro, evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes e, também, é responsável por ações preventivas, como checagem dos extintores, das saídas de emergência e afins, atuando em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). É o brigadista quem realiza os primeiros procedimentos até que o socorro especializado chegue. O treinamento técnico permite que ele tenha o preparo necessário para lidar com situações emergenciais, além de controle emocional para agir em situações críticas.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, através do SESMT, apresentaram no dia 02 de junho, durante o “Boa tarde, Diretor!”, os líderes da Equipe de Resposta à Emergência da Brigada de Incêndio do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h. São estes os profissionais:

Clara Bastos – Coordenadora do Plano de Atendimento à Emergências (PAE)

Luiz Fernando – Coordenador Geral da Brigada

Fabio Jesus – Chefe do edifício principal

Thiago de Souza Pinheiro – Chefe do edifício anexo

Márcio Camacho – Chefe da UPA Penha

Avanilda Barros – Líder de Intervenção

Carlos Eduardo – Líder de Abandono

Médicos – Líderes de Suporte à Vida

A Equipe de Resposta à Emergência (ERE) é composta por pessoas previamente selecionadas dentro da empresa que são instruídas sobre procedimentos e ações a serem realizadas em caso de emergências.

A Equipe de Intervenção tem por objetivo o atendimento a eventuais ocorrências, através da realização de procedimentos de combate a focos de incêndio e isolamento de área, salvando vidas e minimizando danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

A Equipe de Abandono tem por objetivo proporcionar segurança para o abandono organizado do EAS, ajudando a saída de pessoas com mobilidade reduzida e orientando a saída disciplinada dos demais, evitando pânico.

A Equipe de Suporte Básico à Vida tem por objetivo prover uma rápida e eficiente intervenção no primeiro atendimento de vítimas de acidentes ou mal súbito até a chegada do resgate especializado, salvando vidas.

O IPCEP e a Direção do HEGV e da Unidade de Pronto Atendimento da Penha apoiam todas as ações que acrescentam mais segurança aos usuários do SUS e aos profissionais que atuam nas unidades.

 

Fonte: Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?