Dia Pan-Americano da Saúde: a importância dos cuidados com a qualidade de vida e saúde

9 de dezembro, 2021

O Dia Pan-Americano da Saúde é comemorado em 2 de dezembro e este é mais um dia para lembrarmos da importância dos cuidados com a qualidade de vida e saúde. Nessa data o que vale é vermos no nosso corpo o melhor instrumento para interagir com o mundo e aprender a cuidar dele com carinho.

Saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social. Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196, ela é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Diante desses aspectos, fica claro que a promoção da saúde depende de comportamentos individuais e também de aspectos de dimensão coletiva sendo, este último caso, uma questão intimamente relacionada às políticas públicas.

Propiciar às pessoas condições dignas de vida é um fator determinante na prevenção contra a ausência de saúde – o que não significa que devemos esperar somente intervenções externas para que, de fato, conquistemos uma boa saúde.

Nos dias atuais, em meio a tantas atividades, esquecemos do que é mais importante para a nossa vida e nossa saúde e, neste contexto, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha alertam que todo o dia é dia de cuidar da saúde e que boas práticas que objetivem a sua promoção e a prevenção de doenças devem ser observadas no cotidiano, tais como: alimentação saudável, realização de atividades físicas regulares, um bom descanso, cuidados com a higiene pessoal, horas de lazer, trabalho digno, saneamento básico, estar em harmonia e equilíbrio consigo mesmo e com os outros, ter e praticar sua espiritualidade. Estas ações contribuem não somente para uma boa saúde, mas também para uma vida com qualidade e plena de felicidade.

O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter permanentemente.

 

Fontes: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde, Federação Médica Brasileira (FMB), Secretaria de Saúde do Distrito Federal – 5 passos para uma melhor qualidade de vida: uma meta ao seu alcance (Folder) e Calendarr. Arte: IPCEP.