Dia da Imunização – a importância de manter a vacinação em dia
10 de junho, 2022
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em dia, seguindo o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde do Brasil, em 9 de junho é celebrado o Dia da Imunização. As vacinas são essenciais para adquirirmos defesa e proteção contra várias doenças infectocontagiosas. Algumas, por exemplo, podem nos prevenir de até seis tipos de doenças.
A maior parte das imunizações são recebidas até o terceiro ano de vida. Depois deste período, o Calendário de Vacinação prevê outras em jovens, adultos e idosos. Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos é importante se vacinar ao menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, tuberculose, pneumonia, difteria, tétano, entre outras. Cuidar da saúde e receber as vacinas é um direito de todos.
Qualquer cidadão pode retirar a carteira de vacinação em uma clínica particular ou nos postos de saúde. Caso não haja o histórico das vacinas recebidas, a indicação é repetir a dose. Exames de sangue podem confirmar se já existe a imunização de uma determinada doença. O Ministério da Saúde disponibiliza aos usuários de smartphones e tablets o aplicativo “Vacinação em Dia”, capaz de gerenciar cadernetas de vacinação cadastradas pelo usuário, além de abrigar informações completas sobre as vacinas disponibilizadas pelo SUS e uma função com lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação.
O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha reforçam a importância de todos ficarem atentos ao calendário vacinal e manterem a rotina de imunização, atualizando a caderneta de vacinação.
Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde – Programa Nacional de Imunizações, Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Arte: IPCEP.