Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Luta contra a AIDS

9 de dezembro, 2021

1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. A data foi definida em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de conscientização e de estímulo ao aumento nas medidas de prevenção, diagnóstico, cuidados e tratamento para garantir mais qualidade de vida aos portadores do vírus HIV. “Acabe com as desigualdades. Acabe com a AIDS. Acabe com as pandemias” é o tema do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano, que se concentra no enfrentamento das desigualdades que impulsionam a doença e dificultam o acesso a serviços essenciais de HIV, especialmente para os mais afetados e deixados para trás.

No Brasil, que adotou o lema “Prevenir é sempre a melhor escolha”, 694 mil pessoas estão em tratamento para a doença e, só em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral. Com isso, o tratamento já chega a 81% das pessoas diagnosticadas com HIV em todo o país. Desse total, 95% já não transmitem o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral suprimida, graças ao tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa marca ultrapassa a meta das Nações Unidas, que é de 90%.

Hoje, mais de 30 anos depois do estabelecimento da data, a história natural da doença foi radicalmente alterada, tanto pelos avanços no diagnóstico quanto no tratamento. Se antes a infecção pelo HIV significava uma sentença de morte, atualmente temos tratamentos altamente eficazes, com esquemas simples e poucos efeitos colaterais.

Como “prevenir é sempre a melhor escolha”, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Com informação, prevenção e sem tabus, é possível vencer o HIV e a AIDS. Conscientize-se e use sempre camisinha! Em caso de dúvidas e para saber mais sobre a testagem e o tratamento, utilize o Disque Saúde (136) ou o Disque AIDS: 0800-541-0197.

 

Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e Ministério da Saúde – Boletim Epidemiológico HIV/AIDS. Arte: IPCEP.