Complexo Estadual de Saúde da Penha recepciona alunos de medicina para período de internato
9 de fevereiro, 2024
No dia 06 de fevereiro, 20 alunos do curso de medicina da Universidade Estácio de Sá foram recebidos no Hospital Estadual Getúlio Vargas para o internato no Complexo Estadual de Saúde da Penha. Recepcionaram os acadêmicos, o diretor geral, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, o diretor administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo, e o coordenador do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, enfermeiro Marnio Rodrigues de Mesquita.
Os novos internos acolhidos, para dois anos de estudos, preparação para a vida profissional e atuação na unidade de emergência, clínica médica e clínica cirúrgica são: Ana Carolina de Souza Gomes, Bianca Guimarães Pereira, Felipe Batista Nicolau Cabo, Gabriel da Silva Frey, Gabriela de Castro da Silva, Guilherme Henrique de Lima Bastos, Guilherme Nunes Marques André, João Marcos Viana, Lara Vaz Santos, Leonardo Bittencourt Andrade, Leonardo Carvalho Reis, Lucas Lopes Penido de Mendonça, Luccas Louzão Homsani, Maria Simões Crivellari Moreira, Marina Zacharias de Almeida, Natália Novaes Soares, Natasha Luba Sapienza, Nilson Donato da Silva Júnior, Rafaela Emília Viana Amêndola e Roberto Rossi Teixeira Moro Pereira.
No discurso de boas-vindas, o diretor geral afirmou que o internato é uma oportunidade para os estudantes adquirirem vivência clínica, um fator fundamental que garante a qualidade profissional ao final do curso. “Nossa preocupação é contribuir para a formação dos futuros médicos. Viver a rotina de um grande hospital público é tão agregador quanto o conteúdo teórico que é ensinado em sala de aula. Em nome de todos os profissionais do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h, desejamos todo o sucesso na vida de cada um de vocês e esperamos que a passagem por estas unidades oportunize muitos ensinamentos e grandiosa bagagem”, declarou Dr. Paulo Ricardo.
O carioca Felipe Batista Nicolau Cabo falou sobre o motivo que o levou optar pelo Hospital Estadual Getúlio Vargas para fazer o internato. “De todas as unidades que nos foram oportunizadas, fiquei interessado em vir para o Getúlio Vargas por ser um centro de referência. Amigos que já fazem o internato são só elogios à unidade, aos preceptores e à organização. Estou aqui para aprender e vou aproveitar cada oportunidade oferecida”, expressou o estudante.
O internato no Hospital Estadual Getúlio Vargas tem o apoio da Superintendência de Educação/Coordenação de Ensino para a inserção dos alunos e incentivo à formação da força de trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O programa busca o aperfeiçoamento em várias áreas da medicina, com a finalidade de promover a habilitação profissional através de treinamento em serviço, com orientação e supervisão de médicos especialistas. O internato é uma excelente oportunidade para que o acadêmico acompanhe casos reais, experimentando o dia a dia da atuação médica e agregando know-how clínico para atuar no mercado de trabalho em nível de excelência no futuro.
O Instituto Positiva Social e a Direção e profissionais do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h dão as boas-vindas aos alunos do internato no Complexo Estadual de Saúde da Penha.
Fonte: Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: Positiva.