Complexo Estadual de Saúde da Penha realiza II Encontro Acadêmico

24 de agosto, 2023

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP) e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h promoveram, nos dias 21 e 22 de agosto, o II Encontro Acadêmico do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Umas das principais emergências da rede estadual de saúde, que atende em média 4 mil pacientes por mês, a unidade é também referência no programa de residência médica, fomentando a produção científica. O evento, organizado pela Coordenação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, contou com a presença, na mesa de abertura, do secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, da subsecretária de Atenção à Saúde, Dra. Fernanda Fialho, do diretor geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, e do diretor executivo do IPCEP, Dr. Leonardo Fonseca Lopes.

Com foco em saúde pública, o encontro reuniu autoridades, especialistas e lideranças para estabelecer padrões de atendimento ao paciente na rede assistencial e foi destinado aos profissionais das unidades. Entre os assuntos abordados, o protocolo de atendimento ao paciente idoso, cuidados paliativos, pneumonia e abordagens neurológica e a inicial em pacientes em choque, com destaque para 34 trabalhos inscritos, apresentações orais no auditório do HEGV e premiação aos seis melhores classificados, elencados pela banca examinadora.

“O Encontro Acadêmico é importante porque discute protocolos, contribui para a melhoria do dia a dia e permite formação continuada para este corpo técnico. Parabéns a todos os profissionais do Hospital Getúlio Vargas e UPA Penha em promover uma programação rica, com temas relevantes”, destacou Dr. Luizinho.

“É com muito orgulho que estamos produzindo o segundo Encontro Acadêmico, que nasceu de um grande esforço de coleta de dados, em que discutimos os resultados ao atendimento dos pacientes, gerando diretrizes e protocolos para que possamos criar e melhorar a assistência prestada. Agradeço o empenho e a dedicação de todos os colaboradores do Complexo Estadual de Saúde Penha para a realização desse evento”, afirmou Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa.

“Estou muito feliz por participar novamente deste Encontro. Os temas permitirão dar visibilidade às experiências exitosas desenvolvidas pelos profissionais do Sistema Único de Saúde na assistência à população no Complexo Estadual de Saúde da Penha. Parabenizo o Hospital Estadual Getúlio Vargas, por estar comprometido com a divulgação de trabalhos de ensino e pesquisa, além da troca de experiências do cotidiano do trabalho em saúde”, declarou Dra. Fernanda Fialho.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura, a subsecretária geral, Dra. Raquel Rivello; a subsecretária de vigilância e atenção primária à saúde, Dra. Claudia Mello; a diretora técnica do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dra. Flavia Nobre; o diretor administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo; o diretor executivo do IPCEP, Dr. Leonardo Fonseca Lopes; e o vereador, Dr. Rogério Amorim.

“Para que um evento tenha sucesso, é preciso enfrentar desafios e superar os obstáculos, mas isso só é possível se tivermos pessoas que acreditem na capacidade de sairmos vitoriosos e no desejo de trazermos o que há de melhor, sobretudo em termos de conhecimento. O IPCEP está muito feliz com o resultado deste Encontro e pelo elevado empenho de todos na organização. A cada um dos profissionais, que se dispuseram a doar um pouco do seu tempo para compartilhar o muito do seu conhecimento, o nosso agradecimento. Uma especial referência à Secretaria de Estado de Saúde, por estar presente e apoiar este Encontro Acadêmico”, salientou Dr. Leonardo Lopes.

 

Fontes: Assessoria de Comunicação da SES-RJ e Assessoria de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: Mauricio Bazilio/SES-RJ e IPCEP.