Complexo Estadual de Saúde da Penha realiza Acolhimento Institucional para estágio hospitalar
1 de março, 2024
Na manhã do dia 26 de fevereiro, a coordenação do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento (NEP/CEA) do Complexo Estadual de Saúde da Penha recepcionou, no auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas, 18 alunas do Colégio Estadual Hilton Gama, situado em São João de Meriti – RJ, para estágio hospitalar, por um período de três meses, como técnicas em enfermagem. O coordenador do NEP/CEA, enfermeiro Marnio Rodrigues de Mesquita, recepcionou as estudantes.
Para Célia Lúcia Rocha da Silva, de 41 anos, cursar enfermagem é a realização de um sonho antigo. “Meu esposo, formado na mesma escola, me incentivou muito a seguir com este plano de quase vinte anos. Ele já foi funcionário do Getúlio Vargas e só tem boas lembranças. Assim como ele, espero adquirir bastante conhecimento, uma vez que a unidade é um hospital de referência. Não faltarão, da nossa parte, alunas, amor, carinho e cuidado com os pacientes”, afirmou a estudante.
A professora Paula Albuquerque da Silva Frazão considera que o estágio no HEGV será de grande valia, por ser um hospital escola. “É o primeiro encontro das alunas com uma instituição hospitalar. Isso é muito importante para o aprendizado e carreira profissional. Depois daqui o mundo da enfermagem as aguarda”, prenunciou a enfermeira, que também é mestre em Educação e Saúde.
O Programa de Estágio do HEGV, que tem o apoio da Superintendência de Educação/Coordenação de Ensino para a inserção dos alunos e incentivo à formação da força de trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), existe há mais de 20 anos e já contribuiu com a capacitação profissional de mais de 500 estudantes.
O Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha dão as boas-vindas às novas integrantes do Programa de Estágio do Hospital Estadual Getúlio Vargas.
Fonte: Coordenação do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: Positiva.