Colaboradores administrativos do HEGV e UPA Penha recebem treinamento sobre humanização

26 de janeiro, 2024

O Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, através da Comissão de Humanização, realizaram com os colaboradores administrativos do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h um treinamento sobre a importância da humanização dentro do ambiente de trabalho e na vida dos profissionais.

O objetivo da capacitação, denominada “Caminho da Humanização”, e que aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, foi o de reforçar a relevância do atendimento humanizado, destacando a empatia e a atenção ao paciente e seus familiares.

A ação contou com três estações diferentes, cada uma simbolizando uma situação dentro de um contexto de recepção e atendimento ao usuário do SUS. Na primeira, foi apresentado um profissional preguiçoso, cujo atendimento é lento, desinteressado e pouco colaborativo. Na segunda, um atendente antipático, que demonstra falta de empatia e cordialidade. Na terceira, um profissional empático e com perfil voltado para a habilidade de atendimento ao público. Ao final, os participantes puderam, em uma roda de conversa com os profissionais do setor da psicologia, fonoaudiologia e Núcleo de Atendimento à Família (NAF), compartilhar experiências, identificar quais abordagens deveriam ser aprimoradas naqueles contextos e destacar as práticas positivas de atendimento humanizado.

Segundo o Ministério da Saúde, a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde, por meio da criação de vínculos solidários, da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva nos processos de trabalho, objetivando a mudança na cultura da atenção aos pacientes. O processo de humanização implica em um aspecto de melhoria na relação dos seres humanos, pois é um bom caminho para aperfeiçoar as suas aptidões por meio da interação com o meio e as pessoas que o envolvem.

Fontes: Ministério da Saúde e Comissão de Humanização do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: Positiva.