Campanha de vacinação contra a gripe no Complexo Estadual de Saúde da Penha
8 de abril, 2022
O Complexo Estadual de Saúde da Penha iniciou no dia 05 de abril a imunização dos profissionais do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h contra a gripe. A ação integra a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, do Ministério da Saúde.
A vacina, utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pelo Instituto Butantan e está disponível para os colaboradores no NUAPSS – Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde do Servidor, que fica no subsolo do HEGV.
Além de reduzir o risco de complicações e mortes pela gripe, a vacina também ajuda a reduzir sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19.
De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, até o dia 19 de março, 4.917 casos de Influenza resultaram em internações em todo o Brasil neste ano. A maior parte deles (2.023) está na região sudeste.
Sidney Costa Junior é aluno do 9º período do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá e participa do Programa de Internato no Complexo Estadual de Saúde da Penha. Ele falou sobre a importância da imunização: “Vir me vacinar e manter a minha carteira de vacinação atualizada é uma forma de me manter cada vez mais protegido. É importante que todos tenham essa compreensão”, declara o acadêmico.
A campanha de vacinação contra a gripe é realizada no país desde 1999. A formulação é atualizada anualmente para que a dose seja efetiva na proteção contra as principais cepas do vírus em circulação, como H1N1, H3N2 (incluindo a cepa Darwin, responsável por um surto no final de 2021) e tipo B.
Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, o ato de vacinação é um dos procedimentos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes bacterianos. A imunização salva vidas.
Fontes: Ministério da Saúde e NUAPSS – Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde do Servidor do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Foto: IPCEP.