Alunos do estágio hospitalar no HEGV participaram de treinamento sobre Protocolo Básico de Parada Cardiorrespiratória
12 de novembro, 2021
Alunos do Colégio Profissionalizante Santos Maia, situado em Campo Grande – RJ, que praticam estágio hospitalar, como Técnicos em Enfermagem, no Hospital Estadual Getúlio Vargas, participaram, no dia 05 de novembro, de treinamento sobre Protocolo Básico acerca da Parada Cardiorrespiratória.
Através da metodologia de simulação realística, a capacitação, ministrada pela interna de medicina Gabriela de Oliveira Sobreiro, do 12° período da Universidade Estácio de Sá, tem o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento da comunicação, trabalho em equipe, abordagem humanística na assistência e efetividade para atendimento de maneira rápida, uniformizada e sistemática nos eventos agudos e graves.
Caracterizada pela interrupção abrupta das atividades cardíacas e respiratórias, podendo evoluir a óbito, é fundamental que a condição seja revertida de maneira rápida, o que pode garantir maior chance de sobrevida e evitar lesões neurológicas do paciente. Ou seja, o socorro, em caso de parada cardiorrespiratória, com manobras de reanimação ou ressuscitação cardiovascular, deve ser rápido para aumentar as chances de sobrevivência do indivíduo.
O Programa de Estágio do HEGV, que tem o apoio da Superintendência de Educação/Coordenação de Ensino para a inserção dos alunos e incentivo à formação da força de trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), existe há mais de 20 anos e já contribui com a capacitação profissional de mais de 500 estudantes.
O aprendizado é contínuo no Complexo Estadual de Saúde da Penha. Uma variada e importante grade de treinamentos é oferecida pelo IPCEP e Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h para os profissionais das unidades de saúde.
Fonte: Coordenação do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.