Abril pela Segurança do Paciente

19 de abril, 2022

A segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Por este motivo, e com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança do paciente, o Ministério da Saúde e órgãos parceiros à implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), iniciado em 2013, escolheram abril, mês de lançamento do PNSP, como o mês da campanha nacional pela segurança do paciente.

Consciente da contínua vigilância dos processos assistenciais no Hospital Estadual Getúlio Vargas e na UPA Penha 24h, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Complexo Estadual de Saúde da Penha realiza nos dias 18, 19, 27, 28 e 29 de abril, no auditório do HEGV o evento “Abril pela Segurança do Paciente”. A ação conta com um jogo de tabuleiro, com perguntas e respostas, e o tradicional “Pra quem você tira o chapéu”, que tratam, de forma lúdica, sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente: Identificação correta do paciente; Comunicação efetiva entre os profissionais de saúde; Melhorar a segurança na prescrição, no uso, e na administração de medicamentos; Assegurar cirurgia em local, procedimento e paciente corretos; Higienizar as mãos para evitar infecções; Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão.

O envolvimento dos colaboradores é essencial na busca por melhores práticas de segurança do paciente e fundamental no ganho de resultados. Um exemplo disso vem da Técnica de Enfermagem Jane Moraes, do Setor de Ortopedia do Getúlio Vargas. “Iniciativas como este evento são de grande importância para que todos entendam sobre a segurança do paciente e contribuam para o seu aperfeiçoamento. A qualidade e segurança do paciente é um caminho sem volta”, destaca a vencedora da primeira rodada da competição no tabuleiro.

Participaram da abertura da programação, a Diretora Técnica, Dra. Flávia Nobre; a Gerente de Enfermagem, Enfermeira Lilian Simone; a Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Enfermeira Juliana Nepomuceno; e o Coordenador de Enfermagem da UPA Penha 24h, Enfermeiro Diogo Sergio Silva Martins.

“As metas internacionais devem ser seguidas por todas as instituições e profissionais da saúde, mas todas as pessoas são chamadas a conhecê-las. Durante esses cinco dias, queremos fomentar a cultura de segurança do paciente, a fim de reforçar as metas internacionais e os protocolos adotados pelas unidades”, destaca a Coordenadora Juliana Nepomuceno.

O comprometimento com a segurança do paciente faz parte do conjunto de valores do IPCEP e da Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, que apoiam a implementação de iniciativas voltadas que consideram o paciente como sujeito e objeto final do cuidado em saúde.

 

Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Joint Commission International (JCI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde – Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP). Foto: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?