Estudantes de medicina concluem internato no Complexo Estadual de Saúde da Penha

18 de novembro, 2022

Sentimento de mudança para uma nova etapa de vida, em que terão que trilhar caminhos nem sempre fáceis, mas com a sensação de dever cumprido. Assim foi marcado o encerramento do Internato de 08 alunos do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá no Complexo Estadual de Saúde da Penha. A despedida da fase de estudante universitário foi realizada na tarde do dia 11 de novembro, promovida pela coordenação do Núcleo de Educação Permanente, que acompanhou de perto os dois anos de intensas atividades dos acadêmicos dentro do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

O internato hospitalar corresponde a um estágio obrigatório nos últimos anos do curso de graduação em medicina. No Hospital Estadual Getúlio Vargas, o aluno tem vivência nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, unidade de emergência e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nele, o acadêmico de medicina tem a supervisão direta de um médico responsável pelo serviço, objetivando ao aluno tomar decisões clínicas e adquirir a destreza em procedimentos médicos.

A programação contou com a presença do Diretor Geral do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa; da Diretora Técnica, Dra. Flávia Nobre; do Diretor Administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo; do Coordenador do Internato, Dr. Clávio Luiz Ribeiro Filho; do Coordenador do NEP e do Centro de Estudos, Enfermeiro Marnio Mesquita; e da representante da Estácio IDOMED, Roselane Dourado Barbosa.

No discurso de abertura, o Diretor Geral afirmou que o internato é uma oportunidade para os estudantes adquirirem vivência clínica, um fator fundamental que garante a qualidade profissional ao final do curso. “Nossa preocupação é contribuir para a formação dos futuros médicos. Viver a rotina de um grande hospital público é tão agregador quanto o conteúdo teórico que é ensinado em sala de aula. Em nome de todos os profissionais do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h, desejamos todo o sucesso na vida de cada um de vocês e esperamos que a passagem por estas unidades tenha oportunizado muitos ensinamentos e grandiosa bagagem”, discorreu o Dr. Paulo Ricardo.

O Coordenador do Internato, Dr. Clávio Luiz Ribeiro Filho, fez um discurso emocionado. “A saudade antecipada pela conclusão do internato de vocês é grande, mas não é maior que a expectativa de tê-los ao nosso lado na medicina. Apreciem cada momento dos próximos dias, para que fique muito bem marcado o fim de uma bela história e o começo de outra, ainda melhor. Obrigado por nos incluírem de forma tão significativa na história de vocês. Estaremos sempre por perto. Parabéns a todos!”.

O Coordenador do NEP e do Centro de Estudos falou da missão do Complexo Estadual de Saúde da Penha na promoção do internato. “Nossa missão aqui é manter a qualidade educacional, organização e estrutura acadêmica para oferecermos oportunidades e aprendizado nas mais diversas modalidades, desde a condição de observador, até a atuação prática, sob supervisão. Hoje, vocês concluem o internato com uma postura diferente e mais seguros dos processos assistenciais”, disse o Enfermeiro Marnio Mesquita.

Antes da entrega dos certificados e do coffee break de confraternização, a estudante Débora Cardoso, representante da turma, foi a responsável pelas palavras finais da cerimônia. “É difícil não traçarmos uma retrospectiva: momentos remotos de nossa infância, tempos de colégio e da faculdade, os amigos que foram surgindo, os estudos e o internato nessa reta final. Com certeza, foram sonhos, garra, perseverança e muita humildade nesse caminho. Em nome de todos os alunos, agradecemos todo o aprendizado recebido no Hospital Estadual Getúlio Vargas! Em nossa vida e história, jamais esqueceremos o HEGV!”, concluiu.

O internato no Hospital Estadual Getúlio Vargas tem o apoio da Superintendência de Educação/Coordenação de Ensino para a inserção dos alunos e incentivo à formação de trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O programa busca o aperfeiçoamento em várias áreas da medicina, com a finalidade de promover a habilitação profissional através de treinamento em serviço, com orientação e supervisão de médicos especialistas. O internato é uma excelente oportunidade para que o acadêmico acompanhe casos reais, experimentando o dia a dia da atuação médica e agregando know-how clínico para atuar no mercado de trabalho em nível de excelência no futuro.

A Superintendência de Educação em Saúde da SES-RJ, o IPCEP e a Direção e profissionais do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h parabenizam os alunos concluintes do internato no Complexo Estadual de Saúde da Penha.

 

Fonte: Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?