Brigadistas do Complexo Estadual de Saúde da Penha participam de formatura
8 de agosto, 2022
Um grupo de 150 colaboradores das áreas assistencial e administrativa do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h passou os últimos meses por uma série de situações que fogem, de longe, de sua rotina diária. Técnicos de Enfermagem, por exemplo, trocaram as injeções por mangueiras de incêndio. Os experts em tecnologia da informação, por sua vez, deixaram de lado os teclados para se familiarizarem com os extintores de incêndio. Já o pessoal administrativo, que circula pelas unidades percorrendo corredores e escadas diariamente, fizeram exercícios práticos, onde foi possível observar os limites individuais de cada colaborador por meio da simulação de ocorrências reais, que podem acontecer em qualquer complexo hospitalar.
Três turmas participaram da capacitação, com uma carga horária de 16 horas, cada, que contemplou conteúdo como primeiros socorros, imobilização de vítimas e combate a incêndio. As aulas teóricas foram realizadas no auditório do HEGV; as práticas, na sede da empresa Azemut Treinamentos, em São Gonçalo/RJ, contratada para realizar o curso. Outras duas turmas, em formação, completam o quadro de brigadistas do Complexo Estadual de Saúde da Penha, com 252 integrantes.
A solenidade de formatura aconteceu na tarde do dia 02 de agosto, e contou com a presença do Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa; do Diretor Administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo; da Diretora Técnica, Dra. Flávia Nobre; do Gerente do Departamento Pessoal/Recursos Humanos do Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP), Roger Nascimento; da Engenheira de Segurança do Trabalho, Clara Bastos; e da Supervisora de Recursos Humanos, Rafaela Santos.
“O curso foi uma experiência única. Preparou cada um de nós para reagir da forma correta em situações de emergência. O grande desafio, em minha opinião, foi o exercício de confinamento em ambiente fechado, com fumaça e pouco oxigênio”, relembra Thaís Camargo Guerra, Secretária da Direção Administrativa, aluna da primeira turma.
“Felicito os formandos pelo desempenho de uma tarefa tão nobre, que é a participação voluntária no curso. Parabéns aos colaboradores pela coragem, dedicação e compromisso com a vida, cuidando de si, dos colegas e dos pacientes. Mais anjos tomando conta da gente”, disse, emocionado, Roger Nascimento.
“Os brigadistas receberam instruções onde foram realizadas simulações reais de incêndio, para aplicação dos métodos de extinção e dos agentes extintores, assim como a utilização correta dos equipamentos de proteção individual e operação dos equipamentos de combate a incêndio”, explicou Clara Bastos.
A brigada de incêndio é um grupo formado por profissionais das unidades, que voluntariamente se credenciam a participar das ações de combate à conflagração. Ela serve para preservar as vidas e os bens de uma instituição e é quem age diante de situações, como as de princípio de incêndio, prestação de socorro, evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes e, também, é responsável por ações preventivas, como checagem dos extintores, das saídas de emergência e afins, atuando em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). É o brigadista quem realiza os primeiros procedimentos até que o socorro especializado chegue. O treinamento técnico permite que ele tenha o preparo necessário para lidar com situações emergenciais, além de controle emocional para agir em situações críticas.
“Nos dá orgulho ver a disponibilidade e vontade de ajudar que os colaboradores desempenharam participando deste curso. A torcida é para que nunca ocorra nenhum evento sinistro, como princípios de incêndios, mas saber que contamos com esses profissionais, que escolheram se capacitar para cuidar de toda equipe, nos tranquiliza”, concluiu o Diretor Geral.
Manter os profissionais motivados e oferecer capacitação, qualificação, suporte e acompanhamento são, para o IPCEP e Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, fundamentais para potencializar o alcance e a eficácia no atendimento no Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h.
Parabéns aos Brigadistas!
Fontes: Departamento Pessoal/Recursos Humanos e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos e arte: IPCEP.