Complexo Estadual de Saúde da Penha promove curso de Metodologia da Pesquisa

22 de julho, 2022

A Metodologia tem como função mostrar como andar no “caminho das pedras” da pesquisa, ajudar a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo. A elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa, seja ela uma dissertação ou tese, necessitam, para que seus resultados sejam satisfatórios, estar baseados em planejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes.

Pensando nisso, a Coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Complexo Estadual de Saúde da Penha promoveu para os colaboradores do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h o Curso sobre Metodologia da Pesquisa, com a Professora Patrícia M. Carla Osório Duque. Realizado no auditório do HEGV no dia 19 de julho, o propósito do treinamento visa fornecer aos profissionais as informações básicas de metodologia da pesquisa servindo de guia à elaboração do projeto e da dissertação dos trabalhos que devem ser apresentados na Semana Acadêmica do HEGV.

Com 12 anos de experiência como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HUPE/UERJ e Doutoranda em Saúde Pública pela UCES/Argentina, a docente da Faculdade de Medicina IDOMED explicou que, antes de ser escrito qualquer projeto, é preciso ter clareza sobre os processos e os modos de execução que seguirão no trabalho. “Como cada revista, congresso, seminário etc. tem a sua particularidade, se você produzir antes de escolher onde apresentá-la, terá que realizar uma série de adaptações para que se adeque às normas. Por isso, planeje o que quer produzir e veja onde apresentar ou publicar”, esclarece.

A Professora entregou aos participantes um roteiro para elaboração da pesquisa – parte escrita, com, no mínimo 15 páginas e, no máximo, 30: Construção da Pesquisa; Considerações Iniciais; Revisão da Literatura; Metodologia; Resultado e Discussões; Considerações Finais; Referências; Anexos.

A 1ª Semana Acadêmica do Hospital Estadual Getúlio Vargas acontece nos dias 26 e 27 de setembro, com o objetivo de promover e socializar a produção científica no âmbito acadêmico e proporcionar momentos de discussão e reflexão sobre as apresentações, além de fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão nas unidades, a partir da integração dos participantes e divulgação dos resultados alcançados. Os profissionais de saúde, residentes e internos de medicina, lotados no Complexo Estadual de Saúde da Penha, podem inscrever seus trabalhos até o dia 31 de agosto através do e-mail nep.hegv@positiva.org.br.

 

Fonte: Coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?