Médicos participam de Curso de Manejo das Vias Aéreas com simulação realística
22 de julho, 2022
Os médicos que atuam nas UTIs do Hospital Estadual Getúlio Vargas participaram, nos dias 1º e 15 de julho, do Curso de Manejo das Vias Aéreas com simulação realística.
A intubação é um procedimento no qual o médico insere um tubo desde a boca da pessoa até a traqueia, de forma a manter uma via aberta até o pulmão e garantir a respiração adequada. Esse tubo é ainda ligado a um respirador, que substitui a função dos músculos respiratórios, empurrando o ar para os pulmões. Dessa forma, a intubação é indicada quando o médico precisa ter total controle sobre a respiração da pessoa, garantindo que os pulmões continuem a receber oxigênio regularmente. Isso acontece mais frequentemente durante cirurgias com anestesia geral ou para manter a respiração em pessoas internadas em estado grave. O reconhecimento da situação deve ser rápido e a tomada de decisão efetiva para que o oxigênio possa ser ofertado o mais breve possível, não acarretando dano ao paciente.
Ministrado pelos Coordenadores, Dr. Sandro Oliveira e Dr. Carlos Gustavo Boavista Costanza, os alunos receberam conteúdo teórico e prático, e tiveram a oportunidade de realizar técnica cirúrgica de acesso emergencial às vias aéreas.
O Complexo Estadual de Saúde da Penha conta com uma equipe altamente capacitada, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, entre outros. Eles atuam de forma integrada, para garantir o melhor atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde.
O IPCEP e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h buscam desenvolver, nos colaboradores e equipes, o interesse genuíno pela melhoria contínua, compreendendo que isso agrega satisfação ao trabalho e resulta em um melhor cuidado ao paciente.
Fontes: Conselho Federal de Medicina (CFM), Revista Mundo da Saúde, Centro de Simulação Realística Einstein, Simulação Médica Brasil e Coordenação Médica das UTIs do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Fotos: IPCEP.