Avaliação da Anvisa comprova a segurança do paciente no Hospital Estadual Getúlio Vargas

10 de junho, 2022

O Relatório de Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021, desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), classificou o Hospital Estadual Getúlio Vargas como instituição de Alta Adesão às Práticas de Segurança do Paciente e em 1º lugar entre as unidades públicas de saúde do estado do Rio de Janeiro. O resultado do processo, realizado em hospitais de todo o País que dispõem de leitos de UTI, foi publicado no dia 08 de junho de 2022.

A iniciativa, apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consiste em uma considerável estratégia para a promoção da cultura da segurança, tendo em vista sua importância para os pacientes, familiares, gestores e profissionais de saúde preocupados com uma assistência segura, e enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo, que incluem mais de 45 itens que precisam ser comprovados e anexados, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Entre eles, a presença formal na instituição de um núcleo de segurança do paciente, infraestrutura, participação dos colaboradores em treinamentos, conformidade com os protocolos e metas, regularidade na notificação de incidentes relacionados à assistência à saúde e um plano de segurança do paciente, com procedimentos de prevenção de infecções, de cirurgia segura e de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.

Segundo o Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, o resultado é uma comprovação de todo o trabalho praticado na unidade. “A alta adesão às práticas de segurança do paciente conquistada pelo Hospital Estadual Getúlio Vargas corresponde a um ganho importante para toda a rede de saúde do Estado do Rio de Janeiro. Ter o HEGV como unidade referência em segurança do paciente é uma comprovação de que os protocolos, práticas, planos e ações relacionados a esse assunto estão sendo praticados de maneira adequada e eficiente. Prestar assistência com alto padrão de qualidade é a nossa missão, sendo assim, é uma prioridade cumprir todos os quesitos estabelecidos nas normas e resoluções da saúde visando sempre melhor atender nossos pacientes e salvar vidas”, destacou o Diretor Geral.

Para a Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Juliana Nepomuceno, o apontamento da Anvisa chancela o cuidado da unidade com os pacientes internados. “Antes de qualquer coisa, trabalhamos diuturnamente pela qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes. Temos implementado as práticas seguras assistenciais e fomentado a cultura de segurança institucional, gerando assim, uma assistência cada vez mais segura e livre de danos. O apontamento positivo no relatório é o indicativo de que nossos esforços estão no caminho certo”, garantiu a Enfermeira.

A Segurança do Paciente no Hospital Estadual Getúlio Vargas está alinhada com o mapa estratégico da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e tem como compromissos a garantia de uma assistência segura e de qualidade ao paciente, como preconizado pelo Movimento Mundial da Segurança do Paciente, e a aplicação, constante, das 06 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, desenvolvidas em 2006 pela Joint Commission International (JCI), e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura, higiene das mãos e redução de quedas e de lesões por pressão.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam toda a equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Complexo Estadual de Saúde da Penha e todos os profissionais do Hospital Estadual Getúlio Vargas por este resultado.

 

Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Joint Commission International (JCI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde – Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP). Arte: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?