Acadêmicas de Medicina concluem internato no Hospital Estadual Getúlio Vargas
27 de maio, 2022
Para se tornar médico, sabemos que o caminho é longo. Além de enfrentar um vestibular concorrido, o aluno se depara com 6 anos de graduação, sendo os dois últimos dedicados ao internato. O objetivo é que os acadêmicos tenham uma vivência 100% prática, realizando o atendimento aos pacientes de todas as idades, e aprendam sobre as doenças, como sintomas, tratamentos e prescrições, com a supervisão de um médico.
Na manhã do dia 20 de maio, Débora Cardoso Ribeiro Ferreiro, Gabriella Rodrigues Vairo, Isabella Guimarães Costa e Thainá Ribeiro de Araújo participaram da cerimônia de conclusão do período de internato no Hospital Estadual Getúlio Vargas. Com atendimento 100% SUS, as alunas foram acolhidas no Complexo Estadual de Saúde da Penha para 18 meses de estudos, atividades, preparação para a vida profissional e atuação nas áreas da clínica médica, cirurgia geral, pediatria, unidade de emergência e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Participaram da solenidade a Diretora Técnica, Dra. Flávia Nobre; o Coordenador Médico da Emergência Adulto, Dr. Clavio Luiz Ribeiro Filho; o Coordenador Médico da UPA Penha 24h, Dr. Rodrigo Correa; o Coordenador do Núcleo de Educação Permanente e do Centro de Estudos, Enfermeiro Marnio Rodrigues de Mesquita; e a Analista do NEP, Enfermeira Karen Cristine Godoy Moraes Cítera.
“Iniciamos o internato em fevereiro de 2021 e tivemos o privilégio de atuar nas quatro grandes matérias que abrangem a área da medicina. Sempre fomos muito bem recebidas em todos os setores e por todos os profissionais da unidade. Saímos daqui com o coração cheio de alegria e com muito aprendizado, diria de grande porte, que nos dará suporte à vida profissional. Todos sempre estiveram dispostos a nos ajudar e a vivência de cada ocorrência atendida foi muito rica. Seguiremos, a partir de agora, com uma visão muito mais humanizada da medicina. A experiência foi essencial para a nossa formação”, ressalta Débora Cardoso, uma das concluintes do período de estágio.
O internato no Hospital Estadual Getúlio Vargas tem o apoio da Superintendência de Educação/Coordenação de Ensino para a inserção dos alunos e incentivo à formação de trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O programa busca o aperfeiçoamento em várias áreas da medicina, com a finalidade de promover a habilitação profissional através de treinamento em serviço, com orientação e supervisão de médicos especialistas. O internato é uma excelente oportunidade para que o acadêmico acompanhe casos reais, experimentando o dia a dia da atuação médica e agregando know-how clínico para atuar no mercado de trabalho em nível de excelência no futuro.
O IPCEP e a Direção e profissionais do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h parabenizam as alunas de Medicina da Universidade Estácio de Sá, concluintes do período de internato no Hospital Estadual Getúlio Vargas.
Fonte: Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.