Hospital Estadual Getúlio Vargas realiza primeira captação de pulmão na unidade

25 de março, 2022

Em meio a dor da despedida de um ente querido, um gesto de empatia e amor que se transforma em esperança para outras vidas. Na manhã do dia 23 de março foi realizada a primeira captação de pulmão no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio. Na ocasião, também foram captados coração, fígado, rins e córneas. É o segundo procedimento em território fluminense. A doadora foi uma paciente de 17 anos, que teve a morte encefálica confirmada, após um período internada na unidade. A autorização para a doação, em um gesto nobre, foi dada pela família. O transplante de pulmão foi realizado no mesmo dia, no Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, Zona Sul da cidade.

O HEGV, em setembro/21, recebeu da Organização de Procura de Órgãos (OPO Norte-RJ), responsável regional pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital, o Certificado de Agradecimento em homenagem à dedicação dos profissionais e pela conquista do 2° lugar nas doações de órgãos e tecidos no Estado do Rio de Janeiro. Unidade de urgência e emergência, o Getúlio Vargas é especializado no socorro a pacientes com múltiplos traumas.

Participaram da logística da captação: Marcelo Trani, Coordenador Médico do Centro Cirúrgico; Daniele Madureira da Silva Lacerda, Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico; Wladimir Uchoa Costa, Coordenador de Anestesiologia do Centro Cirúrgico; Laryssa Villas Boas Dutra, Enfermeira Rotina do Centro Cirúrgico; Nathalia Ribeiro da Costa Silva, Técnica em Enfermagem em instrumentação cirúrgica do Centro Cirúrgico; Taiane Maria Alves da Silva Medeiros e Livia Maria da Silva Salgado, Técnicas em Enfermagem circulantes do Centro Cirúrgico; Michele Alexandre Bastos e Júlia Nogueira R. de Melo, Anestesiologistas; Laila Magliano Leite, Residente da anestesiologia; Sandro Oliveira, Coordenador Médico do CTI; Maria Luciane de Carvalho Fonseca, Coordenadora de Enfermagem do CTI; Gustavo Constanza, Coordenador Médico da UPO; Edilson Fernandes Barcelos Junior, Coordenador de Enfermagem da UPO; João Vitor de Oliveira Rocha, Enfermeiro Rotina da UPO; Rafael Borges, Médico (captação do coração); Caio Castro, Médico (captação do pulmão); Camila Girão, Médica (captação do fígado); Pedro Boechat, Médico (captação de rins); Marcos de Abreu Almeida, Biólogo (captação das córneas); e Danielle Rodrigues e Sandra Teixeira, Enfermeiras da captação de órgãos.

No dia 27 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que busca conscientizar a população sobre a importância da iniciativa, além de incentivar que as pessoas conversem com seus familiares sobre o assunto, já que a recusa pelos parentes ainda é a principal causa de negativa para realização do procedimento. Para ser doador de órgãos basta avisar aos familiares que você tem a intenção de ajudar outras pessoas. O PET tem capacidade de realizar mais transplantes, mas necessita do “sim” das famílias.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os profissionais da CIHDOTT, Centro Cirúrgico, CTI e UPO do Hospital Estadual Getúlio Vargas e, também, do PET e da Captação do Estado do Rio de Janeiro.

 

Fonte: Coordenação de Enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Foto: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?