Complexo Estadual de Saúde da Penha realiza novo Acolhimento Institucional para estágio hospitalar
18 de março, 2022
Na manhã do dia 15/03/22, a Coordenação do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha recepcionou, no auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas, 20 alunos do Colégio Estadual Hilton Gama, situado em São João de Meriti – RJ, para estágio hospitalar, por um período de três meses, como Técnicos em Enfermagem. O Coordenador do NEP/CEA, Enfermeiro Márnio Mesquita, encarregou-se de acolher os estudantes.
O Programa de Estágio do HEGV, que tem o apoio da Superintendência de Educação em Saúde/Coordenação de Ensino para a inserção dos alunos e incentivo à formação da força de trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), existe há mais de 20 anos e já contribuiu com a capacitação profissional de mais de 500 estudantes.
O aluno Gabryel Henrique Belo Cruz, de 21 anos, escolheu a profissão de Técnico em Enfermagem após cuidar de uma pessoa muito querida da família. “A inspiração para ingressar na área da saúde surgiu durante os cuidados que eu e toda a família tivemos com minha bisavó. Cuidar de alguém que já cuidou da gente é uma tarefa complexa, mas, se feito com amor, empatia e dedicação, o significado é muito mais intenso. Durante a relação com a nossa ‘bisa’, descobri que cuidar, amar e ser solidário já estavam dentro de mim, e a enfermagem é isso. É ter um contato mais direto com as pessoas, com seus sentimentos e ter paixão pelo que faz”, afirma.
O Coordenador Márnio Mesquita chama a atenção para a excelente oportunidade de estagiar no Serviço Público de Saúde. “Inegavelmente, estes alunos ingressam no melhor e mais potente espaço para a formação em saúde. No Hospital Estadual Getúlio Vargas, eles aprenderão, não somente técnicas, mas, também, a filosofia, diretriz, organização e funcionamento de uma unidade estadual de saúde no SUS. É uma etapa fundamental, importante e rica de aprendizagem, preparação e passagem da vida de estudante para a vida profissional”, declara o Enfermeiro.
O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha dão as boas-vindas aos novos integrantes do Programa de Estágio do Hospital Estadual Getúlio Vargas.
Fontes: Assessoria Técnica da Superintendência de Educação em Saúde da SES-RJ e Coordenação do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.