Complexo Estadual de Saúde da Penha recebe visita técnica de alunos do Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho
11 de fevereiro, 2022
Na tarde do dia 08 de fevereiro, o Coordenador do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento, Enfermeiro Márnio Mesquita, recepcionou, no Hospital Estadual Getúlio Vargas, os alunos do Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho do Colégio Profissionalizante Santos Maia, situado em Campo Grande – RJ, para visita técnica na área da saúde ocupacional do Complexo Estadual de Saúde da Penha.
Os estudantes conheceram os profissionais que atuam, em conjunto com a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), para promover a saúde e manter a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho no HEGV e na UPA Penha 24h.
Enfermagem do Trabalho é uma área destinada aos profissionais de enfermagem que zelam pela integridade e saúde dos trabalhadores. Nesse sentido, sua principal função está alinhada a de outros profissionais do SESMT, visando a evitar acidentes ocupacionais e doenças profissionais ou relacionadas ao trabalho. À Enfermagem do Trabalho cabe elaborar ações de higiene, medicina e segurança do trabalhador, contribuir através de técnicas, promoção das campanhas de saúde, implantação de projetos, identificação de problemas que agregam o trabalhador, além de ações educativas e administrativas que envolvem proteção contra agentes químicos, físicos e biológicos. Lista-se, também, entre suas atividades, a manutenção da saúde no mais alto grau de bem-estar físico e mental e acompanhamento de doenças ocupacionais ou não ocupacionais e sua reabilitação para o trabalho.
Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, a visita técnica, que tem o apoio da Superintendência de Educação/Coordenação de Ensino para a inserção dos alunos e incentivo à formação da força de trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), é uma excelente oportunidade de integração ensino-serviço, onde os estudantes visualizam, em campo prático, os protocolos desenvolvidos na rede estadual de saúde acerca da segurança do trabalhador em ambiente hospitalar.
Fonte: Coordenação do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.