Novembro Azul e a promoção da saúde integral do homem

5 de novembro, 2021

Criado em 2003 na Austrália, o movimento Movember rapidamente ganhou o mundo levando a mensagem da conscientização a respeito das doenças típicas do sexo masculino, em especial a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou no Brasil uma campanha inspirada nesse movimento e a batizou de Novembro Azul.

A partir de 2016, a campanha Novembro Azul teve seu foco ampliado com a intenção de se tornar um movimento permanente pela saúde integral do homem. A proposta agora é ir além da prevenção do câncer de próstata para abranger todo o espectro de doenças ligadas ao sexo masculino.

Além do câncer de próstata, a campanha também alerta a respeito dos principais problemas que podem afetar a saúde masculina da infância à terceira idade: os primeiros anos de vida é comum a ocorrência de fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata); entre os adolescentes surgem a arritmia cardíaca, as doenças sexualmente transmissíveis e a ejaculação precoce; na fase adulta aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer; por fim, na terceira idade, é mais comum a ocorrência de diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.

Mesmo com a ampliação do foco, o principal alvo da campanha Novembro Azul continua sendo a prevenção do câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, responsável por mais de 13 mil mortes anuais.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha corroboram a recomendação do Ministério da Saúde: que os homens comecem o acompanhamento com um urologista a partir dos 50 anos. Caso haja algum fator de risco, a partir dos 45. No caso de ter algum parente de primeiro grau com câncer de próstata, o ideal é começar aos 40 anos. O sucesso do tratamento depende do estágio em que o câncer for diagnosticado.

Novembro Azul. “Cuide do que é seu!”

Fontes: Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL). Arte: IPCEP.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?