Saiba o significado e a importância do “Fevereiro Roxo”
2 de fevereiro, 2024
No segundo mês do ano, durante o período conhecido como fevereiro roxo, são lembradas três doenças que, atualmente, não possuem cura: lúpus, fibromialgia e Alzheimer. A intenção por trás desta campanha é sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e preciso, pois, um tratamento adequado, pode ajudar a aliviar os sintomas associados a cada uma delas.
Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome completo é Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Fatores de risco para o Lúpus são o excesso de exposição aos raios ultravioletas, além do uso de anticoncepcionais e histórico familiar positivo para a doença. Alguns dos sintomas do Lúpus são dores nas articulações, febre, queda de cabelo, manchas avermelhadas (em especial no rosto, pescoço, peito e cotovelos) e feridas na boca.
Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A origem da doença ainda não é totalmente conhecida. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.
O Mal de Alzheimer tem como principal característica a perda de memória progressiva. No Brasil, estima-se que existam cerca de 1,2 milhão de pessoas com Alzheimer – são cerca de 100 mil novos casos por ano. Não se sabe a causa da doença, mas o modo de ação dela vem normalmente de uma proteína chamada beta-amilóide, que se deposita no cérebro em algumas áreas específicas, vai formando placas e causando danos na comunicação dos neurônios.
O Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha acreditam que o fevereiro roxo ressalta a importância de ter hábitos de vida saudáveis, alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e visitas periódicas ao médico para avaliações de saúde para a prevenção dessas doenças. A detecção precoce é fundamental para o controle eficaz das doenças crônicas, permitindo intervenções adequadas que podem retardar a progressão e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde, Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Arte: Positiva.