Coro Cara de Leão canta para pacientes e profissionais da UPA Penha e HEGV
28 de dezembro, 2023
As vozes que ecoaram pela UPA Penha e Hospital Estadual Getúlio Vargas na manhã do dia 26 de dezembro, levavam consigo um misto de alegria, orgulho e esperança. Elas compunham o Coral Cara de Leão, formado por integrantes do Projeto Vida Nova, Igreja localizada no bairro da Vila da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. O grupo foi recepcionado pelo diretor geral, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, pela diretora técnica, Dra. Flavia Nobre, pelo diretor administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo, pela gerente de enfermagem, enfermeira Lilian Simone, e pelos integrantes da Capelania Hospitalar e Comissão de Humanização local.
O coral cantou inicialmente no pátio externo da Unidade de Pronto Atendimento da Penha e, depois, foi levando a música pelos corredores, enfermarias e até na UTI do HEGV. O repertório foi de canções religiosas e músicas natalinas. Por onde passaram os músicos distribuíram alegria e esperança para quem estava internado.
Segundo os participantes, a parte mais tocante foi cantar no CTI, onde alguns pacientes estão em estado grave de saúde. Segundo o maestro do coro, Pastor Rafael Santos, a música tem o poder de tocar a alma. “Essa visita ao hospital leva um pouco de esperança para os pacientes e familiares e para quem está trabalhando também. Sabemos que é um ambiente onde as pessoas ficam mais vulneráveis. E a música tem esse poder, de tocar a alma, de aliviar a dor. Durante a nossa apresentação nós deixamos a nossa mensagem e nos emocionamos com pacientes e funcionários que aqui estão”, afirmou o líder religioso.
“Eventos como esse são importantes para mostrar ao paciente que ele não está sozinho. Isso também facilita o diálogo e aproxima as equipes. O acolhimento humanizado promove o bem-estar do paciente e ajuda no tratamento, de forma a melhorar significativamente seu quadro clínico”, destaca o diretor geral.
Eugênia Gomes do Nascimento é familiar do paciente Antônio, hospitalizado na clínica médica. Ela achou maravilhosa a apresentação. “Eu achei sensacional. Olha, sou muito emotiva. Estou aqui acompanhando meu esposo. O melhor presente é a saúde dele. Tenho certeza de que essas canções irão ajudar na recuperação dele. Parabéns para vocês. Obrigada. Muito bonito e emocionante”, finalizou.
O Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha agradecem aos integrantes do Coro Cara de Leão, do Projeto Vida Nova, e ao Pastor Rafael Santos no apoio da missão que o Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha tem: promover o atendimento humanizado, com respeito à dignidade humana.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: Positiva.