Pediatria do Hospital Estadual Getúlio Vargas é reinaugurada
24 de agosto, 2023
O secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Luizinho, participou da reinauguração do setor de pediatria, da entrega de três notebooks para o entretenimento de crianças internadas e do lançamento da Sala de Treinamento e Simulação do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV). Em seguida, fez a abertura do ll Encontro Acadêmico do Complexo Estadual de Saúde da Penha, que aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto.
“O Hospital Getúlio Vargas é uma das unidades de saúde mais importantes da nossa rede. É uma unidade de referência. Está localizada no coração do Rio e funciona de portas abertas, acolhendo os principais agravos para salvar vidas. O Getúlio está de pé por causa de sua equipe, que é valiosa e competente ao atender todo mundo”, destacou Dr. Luizinho.
“Hoje é um dia muito importante para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Reinauguramos 24 leitos na pediatria, que vai contribuir para a melhoria no atendimento às crianças no hospital, além da Sala de Treinamento e Simulação, para a qualificação do nosso corpo técnico, e a sala Multi”, informou Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, diretor do HEGV e UPA Penha 24h.
Dr. Luizinho e Dr. Paulo Ricardo descerraram a placa de reforma do Setor de Pediatria do HEGV. Foram reabertos oito leitos de enfermaria para crianças de até 12 anos de idade, oito para bebês e mais oito para crianças a partir de 3 anos.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) entregou, na ala infantil do HEGV, uma brinquedoteca e o Cantinho Digital, que ganhou três notebooks para o entretenimento das crianças internadas. Os equipamentos foram ofertados à SES-RJ e doados à unidade mediante acordo entre o Ministério Público do Rio de Janeiro e a Fundação Getúlio Vargas.
O HEGV também inaugurou uma Sala de Treinamento e Simulação. Com sete lugares, o ambiente será destinado para o aperfeiçoamento dos profissionais do hospital. Um boneco simula o paciente para treinamento dos cuidados em saúde e de procedimentos médicos com cenários diferenciados, como ações para salvar um paciente com problemas cardíacos ou realizar uma intubação. Todo processo é transmitido para uma tela de TV para acompanhamento dos participantes.
Participaram do ato, a subsecretária de atenção à saúde da SES-RJ, Dra. Fernanda Fialho; a subsecretária geral, Dra. Raquel Rivello; a subsecretária de vigilância e atenção primária à saúde, Dra. Claudia Mello; a diretora técnica do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dra. Flavia Nobre; o diretor administrativo, José Paulo Teixeira Azevedo; o diretor executivo do IPCEP, Dr. Leonardo Fonseca Lopes; e o vereador, Dr. Rogério Amorim.
Fontes: Assessoria de Comunicação da SES-RJ e Assessoria de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: Mauricio Bazilio/SES-RJ.