03 de março: parabéns pelo Dia do Médico Otorrinolaringologista!
4 de março, 2022
Desde 2016, o dia 03 de março foi instituído como o Dia do Otorrinolaringologista, especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas e com campo de atuação na prevenção e doenças do ouvido, nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço. A data foi confirmada após tramitação e aprovação de projeto de Lei 3.727/2015 na Câmara dos Deputados, a pedido da Associação Brasileira de Otorrinolaringologista e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). O terceiro dia de março foi escolhido por já ser a data em que é comemorado o Dia Mundial da Audição.
Mais do que tratar de infecções e inflamações, o otorrinolaringologista também cuida do olfato, fala, audição, respiração e equilíbrio. Garantir o bom funcionamento dessas funções é fundamental para assegurar a saúde e o bem-estar de cada indivíduo.
A especialidade surgiu no Brasil em 1911. Em 1938 foi realizado o 1º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, dando o primeiro passo para a organização da especialidade em âmbito nacional. Ao longo de pouco mais de um século, a especialidade cresceu e ganhou abrangência.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), 900 milhões de pessoas podem vir a ter surdez até 2050. Este dado mostra o quanto é importante consultar com mais frequência o otorrinolaringologista.
Segundo dados do último Censo realizado em 2018 pela ABORL-CCF, há aproximadamente um otorrinolaringologista para cada 24.024 habitantes no país. Embora esse número venha crescendo, grande parcela da população ainda não faz desse campo da saúde uma das suas prioridades.
Por tudo isso, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h fazem questão de registrar a data, ao tempo em que parabenizam todos os médicos que se dedicam a essa importante especialidade.
Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) e surdez.org.br. Arte: IPCEP.